Divulgando artigo científico:
O ensino de língua estrangeira na educação de jovens e adultos de Florianópolis: bilinguismo, pesquisa e intercompreensão
Eric Duarte Ferreira
Universidade Federal de Santa Catarina
Revista Brasileira de Linguística Aplicada - ISSN 1984-6398
O objetivo deste trabalho é problematizar a promoção de um ambiente bilíngue para se ensinar o espanhol como língua estrangeira dentro da proposta pedagógica da educação de jovens e adultos de Florianópolis (SC), que toma a pesquisa como fundamento primordial. Com esse intuito, foram realizadas quatro entrevistas com os professores de espanhol desse município. Verificou-se nas análises das entrevistas que os deslocamentos efetuados pela pesquisa como princípio educativo precisam ser revistos, especificamente com relação à posição de mediador. Nesse sentido, sustentamos que a associação entre bilinguismo e pesquisa deva ser suplementada pelos pressupostos teóricos e metodológicos da intercompreensão, especialmente através do trabalho com as habilidades de recepção - compreensão
e leitura em espanhol.
PALAVRAS-CHAVE: bilinguismo; pesquisa; intercompreensão.
Disponível em http://www.letras.ufmg.br/rbla/2009_1/09-Eric%20Ferreira.pdf
(Clicando no título dessa postagem você é automaticamente direcionado ao texto)
domingo, 5 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário