sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Crianças aprendendo Inglês e Ciências em aulas de culinária

Esta é uma seqüência de atividades que criei e desenvolvi por dois anos com meus alunos, em uma escola bilíngüe. Decidi compartilhá-la com colegas porque meus alunos aprenderam muito nesse trabalho, tanto em termos de vocabulário quanto em seus conhecimentos científicos. O maior benefício foi, no entanto, vê-los se alimentarem melhor na escola saber que também em casa passaram a comer melhor. Esse é um trabalho que modifica até a família, pois uma carta, enviada no início do trabalho aos pais, explicava o que faríamos e os convidava à participar. Desde então, outras turmas, com outras professoras minhas amigas, colegas de trabalho ou conhecidas, adotaram esse projeto, fizeram suas próprias adaptações e continuam utilizando-o com as crianças. Fico feliz por ver que está dando certo!
Selma de Assis Moura


Seqüência de Atividades

“Cooking with Fruits”

Âmbito: Conhecimento de Mundo
Eixo: Natureza e Sociedade
Tempo de duração: de 6 meses a 1 ano
Faixa etária: diversas
Professora: Selma de Assis Moura

Justificativa:
Embora a alimentação seja uma das necessidades básicas para a sobrevivência dos seres vivos, e sua busca um instinto natural, entre os seres humanos a alimentação assume um outro sentido: é um ato social, não a mera satisfação de uma necessidade básica. Alimentar-se, em nossa sociedade, assume diversas funções de acordo com a cultura de cada grupo social. O que comer, como o alimento será preparado, de que forma será ingerido, com quem será compartilhado... todos esses contextos são definitivos na formação pessoal da criança e na forma como encarará a comida por toda a vida.
A sociedade pós-industrial trouxe inúmeras mudanças que influenciaram o cotidiano das famílias sobretudo no que diz respeito à alimentação. Não apenas os alimentos passaram a ser cada vez mais calóricos e gordurosos, com aditivos químicos como conservantes e corantes, como o consumo desses alimentos afastou cada vez mais das mesas alimentos “in natura”. Assim, a obesidade, inclusive a obesidade infantil, torna-se um problema de saúde pública que cada vez mais antecipa doenças anteriormente tidas como de adulto, como diabetes e hipertensão.
Além disso, as exigências profissionais que lançam os pais ao mercado de trabalho entregando os cuidados com as crianças a terceiros gera uma modificação na função agregadora do momento de alimentar-se. Sentar-se à mesa com a família, tornar a refeição um momento calmo de confratenização é cada vez mais raro. Não é incomum ver crianças comendo na frente da televisão, mais atentas ao que é exibido do que ao que é ingerido. Produzem-se adultos tensos, comendo por ansiedade, sofrendo com os quilos a mais, embora tenham que haver-se com anemia e desnutrição.
A conclusão é que, apesar dos avanços da agricultura e da tecnologia, come-se pior nos dias de hoje. Ingerem-se mais calorias e menos nutrientes. O apelo das mídias via propaganda leva-nos a entupir nossas geladeiras de alimentos industrializados em detrimento dos alimentos frescos. E nossas crianças conhecem cada vez menos da imensa variedade disponível na gastronomia brasileira, pois até sua alimentação é massificada.
Através dessa seqüência de atividades pretendemos ampliar o conhecimento que as crianças têm de frutas. Sabemos da importância das vitaminas e sais minerais para o crescimento e a saúde das crianças, e constatamos que além de muitos de nossos alunos não gostarem de frutas, mesmo os que as comem possuem um repertório muito limitado, que apresenta geralmente aquelas mais conhecidas, como banana, maçã, pêra e mamão. Pretendemos enriquecer o conhecimento de frutas destas crianças, despertar seu paladar para novos sabores e envolvê-las na preparação e degustação de pratos que a ajudem a apreciar as tantas possibilidades que nosso país tropical oferece.
Uma atividade permanente que envolva atividades culinárias tem muito a desenvolver com nossos pequenos de três anos de idade. Além do que já foi dito em termos de alimentação, há ricas possibilidades de aprendizado através do uso de xícaras e colheres de medidas, da necessidade de contar quantidades. Estaremos ensinando conceitos simples de matemática e ciências, envolvidos no controle de quantidades e na observação da transformação dos materiais.
As receitas utilizadas são portadoras de texto que trarão consigo a noção do uso social da escrita. Possibilitam praticar como seguir instruções e servem como registro escrito.
As habilidades de mexer massa, untar panelas e decorar louças antes de servir são formas prazerosas e contextualizadas de desenvolver a coordenação motora fina.
E, ainda mais importante que as habilidades que as crianças irão aprender e praticar, é o sentimento de realização e confiança que irão vivenciar. Sentir-se-ão orgulhosas das delicias que estarão fazendo, o que é essencial para a auto-estima.
Escolhemos, para nosso trabalho, receitas simples, deliciosas e apropriadas para lanches ou refeições leves. Serão preparadas no refeitório da escola, sob supervisão da professora, em atividades específicas que ocorrerão semanalmente. Traremos o registro escrito das receitas, grande e facilmente visualizáveis para o grupo. Disporemos antecipadamente todo o material e ingredientes necessários, e juntos prepararemos e degustaremos as delícias cujas receitas, ao final do ano, terão composto um livro de receitas.
Ao final da degustação, na retomada em classe, durante a roda de conversa e a atividade de registro, cada criança comporá o registro do prato preparado. Assim, nosso caderno de receitas será um produto individual, que será a síntese do trabalho desenvolvido, com a receita, os desenhos ou colagens das crianças e algumas fotografias como registro visual.

Objetivos Específicos (Que as crianças sejam capazes de):
· Saber a importância da alimentação para o crescimento e a saúde;
· Conhecer diversos tipos de frutas
· Incorporar ao seu vocabulário os nomes das frutas em inglês;
· Ter prazer em experimentar novos sabores
· Interessar-se por preparar alimentos;
· Observar os materiais e suas transformações;
· Formular hipóteses sobre o resultado de ações (ex: vamos colocar o suco no freezer. O que vai acontecer?);
· Incorporar à sua vida cotidiana o consumo das novas frutas conhecidas.

Conteúdos:
Conceituais:

Frutas: seus nomes e características;
Funções dos utensílios (liquidificador, espremedor, facas, etc);
Reconhecimento de receitas como portadoras de texto;

Procedimentais:
Noçôes de segurança no manuseio dos utensílios;
Observação dos processos de transformação;

Atitudinais:
Prazer na preparação dos alimentos;
Prazer na degustação;
Cuidados de higiene na preparação dos alimentos;
Interesse por cozinhar;
Respeito aos colegas, sabendo esperar sua vez para participar e provar.

O que o professor precisa saber/fazer:
· Selecionar receitas que tenham frutas como principais ingredientes e sejam de fácil preparo. Se estiverem em português, transpô-las para o inglês.
· Certificar-se de que a escola tenha o material necessário à preparação das receitas, tais como liquidificador, espremedor de frutas, batedeira, peneira, tigelas grandes de plástico, fôrmas, colheres e copos de medida, copos altos de plástico, pratinhos de plástico, etc.
· Conhecer bem o vocabulário pertinente: nomes das frutas e dos utensílios, bem como os verbos de ação específicos das atividades culinárias;
· Confeccionar cada receita em tamanho A3, tornando-a visível para a turma toda;
· Preparar previamente as folhas que comporão o livro de culinária;
· Providenciar câmera fotográfica e filme, para registro da preparação e da degustação.

Orientações Didáticas:
As atividades de culinária ocorrerão a cada 15 dias. Os ingredientes necessários serão solicitados aos pais com uma semana de antecedência. Preparar as receitas considerando a época do ano e a disponibilidade das frutas de acordo com a estação.
Antes do início do preparo da receita, todas as crianças deverão lavar cuidadosamente as mãos. A professora explicará a importância do asseio antes do preparo dos alimentos, bem como da necessidade de lavar cuidadosamente as frutas e utensílios antes do uso.
No início da atividade, apresentar às crianças a receita. Dispor os ingredientes e os materiais necessários sobre a mesa. Ler a receita aos poucos, pedindo às crianças que apontem os ingredientes. Na preparação, convidar as crianças para tentar seguir as instruções, medindo os ingredientes, adicionado-os, manuseando-os e envolvendo-se tanto quanto possível no preparo. A professora auxiliará nas etapas que representem dificuldade ou perigo, como cortar ou levar ao fogo.
Seria maravilhoso se pudéssemos contar com um avental e uma touca para as crianças. Tornaria esse momento ainda mais mágico e especial.

Vocabulário Específico:
Frutas:
Apple: maçã
Avocado: abacate
Banana: banana
Cherry: cereja
Chestnut: castanha
Coconut: coco
Damask: damasco
Khaki: caqui
Kiwi fruit: kiwi
Mango: manga
Melon: melão
Mulbery: amora
Orange: laranja
Passion fruit: maracujá
Pear: Pêra
Pineaple: Abacaxi
Plum: Ameixa
Prune: ameixa-seca
Raisin: uva-passa
Tangerine: mexerica
Watermelon: Melancia
Outros ingredientes:
Cinnamon: canela
Oat: aveia
Brown sugar: açúcar mascavo
Utensílios:
Aluminum foil: papel-alumínio
Blender: liqüidificador
Scoop: concha de sorvete
Squeezer: espremedor
Verbos:
To bake: assar
To blend: misturar
To chopp: cortar
To coat: cobrir (com cobertura)
To dip: mergulhar
To gulp: devorar
To peel: descascar
To pour: derramar
To slice: fatiar
To stir: mexer com colher

Avaliação:
· Anotar as questões que surgem e as hipóteses formuladas pelas crianças.
· Perceber se incorporaram novos hábitos de alimentação no lanche;
· Observar se utilizam o vocabulário aprendido nas atividades;
· Registrar sua participação na retomada, durante a roda de conversa, e na confecção do livro de receitas.

Bibliografia:

ANUNCIATO, Ofélia Ramos. O Grande Livro da Cozinha Maravilhosa de Ofélia. São Paulo, Melhoramentos, 1998

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998.

BROWN, Karen. Mommy’s Little Helper Cookbook. Ilustrated by Glenn Quist. New Your, Meadowbrook Press, 2000.

A Boa Mesa. São Paulo, Nova Cultural, 1994

--------------------------------------------------------
Em diversos países é comum as professoras divulgarem seus planejamentos pela internet, trocar idéias de atividades e criar comunidades sobre interesses profissionais. Isso também já está acontencendo no Brasil. Afinal, muitos trabalhos que fazemos com nossos alunos ficam restritos aà nossa turma, quando poderiam ser objeto de análise e discussão com colegas, para enriquecimento de nosso trabalho.
Que tal trocarmos mais conhecimento, divulgando nossas práticas e estabelecendo um diálogo produtivo com outros professores?
--------------------------------------------------------

Nenhum comentário: