sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Exame de Proficiência em Espanhol

O CELU (Certificado de Español: Lengua y Uso) é um exame de Espanhol / Língua Estrangeira (E/LE) que tem como objetivo avaliar o desempenho de falantes não-nativos (como os brasileiros) em língua espanhola.

Foi elaborado através de um acordo inicial entre 3 universidades argentinas: de Buenos Aires (UBA), Córdoba (UNC) e del Litoral (UNL). Em julho de 2007, foram incorporadas ao grupo outras 8 instituições universitárias: de Catamarca, Centro de la Provincia de Buenos Aires, General San Martín, La Plata, Mar delPlata, Quilmes, Río Cuarto e San Luis.

O CELU existe desde junho de 2004 e possui o aval do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da República Argentina, em uma resolução conjunta como Ministério das Relações Exteriores do país. Além disso, é reconhecido, conjuntamente com o CELPE-Bras (Certificado Brasileiro de Português como Língua Estrangeira), pelos ministros da Educação do Brasil e da Argentina, desde 6 de junho de 2004, por ocasião do Convênio de Cooperação Educativa entre a República Argentina e a República Federativa do Brasil (10/11/97). Ele também é aceito desde maio de 2006, como comprovação de proficiência em língua espanhola, segundo as normas e procedimentos dos cursos de pós-graduação da FFLCH/USP. Para que tenha essa validade, o candidato deve atingir o nível Intermediário.

O CELU é o primeiro exame argentino de proficiência em língua espanhola. Surgiu em resposta à demanda dos estrangeiros que residem na Argentina, estendendo-se, posteriormente, àqueles que estudam a língua em outros países. São os brasileiros os principais postulantes ao exame.

O Centro de Línguas da FFLCH-USP é posto aplicador do exame para a obtenção do CELU em São Paulo. Confira as informações sobre as incrições para opróximo exame:

INSCRIÇÕES: de 5 de setembro a 17 de outubro
Acesse o site do Centro de Línguas da FFLCH www.fflch.usp.br/cl

DATA DE REALIZAÇÃO DO EXAME: 09 DE NOVEMBRO
Centro de Línguas da FFLCH - USP
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Universidade de São Paulo
Av. Prof. Lineu Prestes, 159 - sala 5 - Subsolo (Casa de Cultura Japonesa)
Cidade Universitária - São Paulo - SP - BrasilTel./Fax: + 55 11 3091 2416
e-mail: clinguas@edu.usp.br

Nenhum comentário: