quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Bilinguismo nos EUA

Escola pública que ensina árabe é alvo de discórdia nos EUA
Alguns temem que a instituição propague o islamismo radical.
Outros elogiam e incentivam o projeto.
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL92001-5604,00-ESCOLA+PUBLICA+QUE+ENSINA+ARABE+E+ALVO+DE+DISCORDIA+NOS+EUA.html

A inauguração de uma escola pública bilingüe no Brooklin, em Nova York, na qual será ensinado árabe, está provocando reações desencontradas entre os norte-americanos. Alguns temem que a instituição sirva de base para a propaganda do Islã radical, enquanto outros elogiam e incentivam o projeto.

Quarenta e cinco alunos já se matricularam para o período de 2007 a 2008, cujas aulas têm previsão de início para o dia 4 de setembro.

A academia internacional Khalil Gibran (poeta cristão de origem americano-libanesa) é financiada pelo departamento de Educação de Nova York e sua abertura, foi aprovada por Michael Bloomberg, prefeito da cidade.

O representante democrata Dov Hikind do estado de Nova York afirmou, em uma carta, que a inauguração de uma escola árabe “é uma idéia perigosa e que as crianças poderão ser doutrinadas”.

Por outro lado, vários grupos anti-racismo e a favor da imigração destacram, medidante um comunicado, a necessidade de uma escola com estas características em Nova York.

“A cidade de Nova York conta com mais de 60 programas de educação bilingües, que unem o inglês com a aprendizagem de idiomas como o espanhol, o chinês e o russo. Esses colégios, longe de serem redutos separatistas, são os mais eficazes na aproximação entre os imigrantes e o resto dos estudantes”, diz o comunicado.

Nenhum comentário: