quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Escolas bilíngues de fronteira (português e espanhol)

Projeto escolas bilíngües é expandido para mais países

Terra Educação, 13/10/2008
Originalmente disponível em http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI3254323-EI8266,00-Projeto+escolas+bilingues+e+expandido+para+mais+paises.html

Quatro municípios brasileiros que fazem fronteira com Uruguai, o Paraguai e a Venezuela começam em 2009 a participar do projeto Escolas Bilíngües de Fronteira. Criada em 2005, a ação é um acordo bilateral entre o Brasil e a Argentina e agora será expandido para outros países do Mercosul.
Os novos municípios que vão participar do projeto são Jaguarão e Chuí, no Rio Grande do Sul, em parceria com escolas uruguaias; Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, com a cidade de Juan Pedro Caballero, no Paraguai, e Pacaraima, em Roraima, com Santa Elena de Uiarén, na Venezuela.

Hoje, cerca de 850 alunos e 40 professores em cinco municípios brasileiros participam do projeto que promove um intercâmbio linguístico e cultural entre escolas do Brasil e da Argentina.

Uma vez por semana, professoras do país vizinho trocam de lugar com as professoras do Brasil. As crianças daqui têm aula em espanhol, enquanto as vizinhas aprendem o português.

A inclusão das novas escolas brasileiras no programa será precedida de um estudo sobre o conhecimento da língua espanhola por parte dos brasileiros. O Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Lingüística (Ipol), de Florianópolis (SC), vai pesquisar qual é a fluência dos alunos, professores e pais em espanhol, além de investigar de que forma eles tem contato com o idioma. Os resultados servirão de base para construir o programa de intercâmbio nessas localidades.

Agência Brasil

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