sábado, 1 de novembro de 2008

Evolução da Fala e Evolução da Linguagem

FÓRUM DE SISTEMÁTICA E EVOLUÇÃO

"Evolução da Fala" e "Evolução da Linguagem"

Palestras do Prof. Dr. Didier Demolin (Université Libre de Bruxelles e Universidade de São Paulo)
Laboratório de Psico-etologia Experimental, Universidade de São Paulo & Laboratoire de Phonologie expérimentale, Université Libre de Bruxelles

No contexto das atividades do Fórum de Sistemática da Evolução, o Professor Didier Demolin, do Departamento de Lingüística e da Université Libre de Bruxelles, irá proferir duas palestras no Museu de Zoologia da USP. As palestras intituladas "Evolução da Fala" e "Evolução da Linguagem" serão proferidas na seqüência, no dia 6 de novembro de 2008.

Data: quinta-feira, 6 de novembro de 2008.
Horário: a partir das 14h30
Local: Museu de Zoologia da USP - Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga - São Paulo.
Contato:(11) 2065-8100 ou mz@edu.usp.br

Evento aberto e gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

Objetivo:
O Fórum visa estimular discussões de tópicos amplos relacionados à sistemática e evolução biológica, promovendo o desenvolvimento do pensamento teórico e da interação entre estas áreas e outras subdisciplinas das ciências da vida.

Proposta:
Inicialmente serão realizados encontros mensais (em geral em uma quinta-feira, a partir das 14:30 h no MZUSP) onde se discutirão tópicos previamente definidos. A definição dos tópicos será realizada através da sugestão de temas, pelos participantes, ao final de cada edição do fórum, ou ainda por e-mail. Um mediador voluntário será responsável por uma apresentação sucinta do tema e da condução do debate.

Público-alvo:
O Fórum é aberto a professores, pesquisadores e alunos de qualquer instituição, interessados em discutir e/ou apresentar temas relacionados ao seu campo de conhecimento, relacionados a sistemática e evolução biológica. A participação no fórum não depende de agendamento nem de inscrição, bastando apenas comparecer no dia e local indicados.

O objetivo destas palestras é examinar a evolução da linguagem a partir de diversos ângulos e levantar problemas e desafios sobre a maneira de levar a cabo esta tarefa. A perspectiva que será desenvolvida é uma onde a colaboração interdisciplinar e a integração de vários cenários será utilizada. As palestras estão divididas em duas partes que têm como objetivo refletir esta área do conhecimento, que se encontra em plena expansão. As partes do curso são as seguintes:

1. A evolução da fala e dos sons da fala: como surgiu a língua falada?

Esta parte será dividida em duas. A primeira, dedicada a aspectos filogenéticos da linguagem e evolução da fala, está dividida em uma seção sobre paleontologia e em outra sobre o estudo da fala e da linguagem em uma perspectiva comparativa.

2. Evolução e linguagem: como as línguas surgiram e divergiram umas das outras?

Esta parte pretende explicar a diferença entre linguagem e línguas e ilustrar fala e diversidade lingüística. Finalmente, dois conceitos importantes serão introduzidos: a linguagem enquanto um fenômeno de comunicação em grupo e a relação entre língua e cultura. Isso será ilustrado através das noções de transmissão cultural, da aquisição da transmissão cultural, e da relação entre balbucio na infância e cultura.

Resumo das palestras: www.mz.usp.br/forum/index.html

Bibliografia: www.mz.usp.br/forum/novembrobiblio_08.html

Nenhum comentário: